sábado, outubro 13, 2007

Jim Sheridan and his left foot

Esta semana fui pela primeira vez (completamente indescupável…) ver um filme na Cinemateca Portuguesa. Aconselho a todos uma passagem pela Cinemateca, deliciem-se com a beleza do edifício, mas sobretudo deliciem-se com o fantástico ambiente. Respira-se cinema, com as paredes repletas de cartazes de filmes, com o seu café/restaurante – 39 degraus (clara referencia ao The 39 Steps (1935) de Hitchcock) – e com a sua belíssima loja onde se podem encontrar filmes, livros e cartazes de cinema. E depois a hipótese de ver filmes que de outro modo não se conseguem ver no grande ecrã.

Fui então ver o My Left Foot (1989) de Jim Sheridan – filme galardoado com dois Óscares, melhor actor e melhor actriz secundária – na abertura do ciclo de cinema dedicado a este realizador e productor Irlandês – Método Irlandês. É um drama biográfico que retrata da vida de um pintor e escritor (Christy Brown) que nasceu com paralisia cerebral tendo apenas controlo pleno sobre a sua perna e pé esquerdos. O filme passa-se na Irlanda pobre pré-União Europeia onde o Catolicismo sempre presente leva ao aumento continuo do número de pessoas de agregado familiar com problemas financeiros.

Para meu espanto, quando cheguei ao piso superior da Cinemateca a fim de me sentar calmamente no café e deambular livre e interessadamente pela loja (cheguei 30 minutos antes da exibição), estava a ser servido um cocktail (nada de ordinarices) para o que me pareceu serem pessoas de outras nacionalidades que não a minha (a primeira pista foi falarem quase todos estrangeiro) e ainda mais alarmante foi o facto de estarem todos aperaltados como se dia de missa se tratasse. E a cirandar como um par de moscas dois fotógrafos sempre à procura da melhor posição para retratar o Sr. Jim Sheridan; é verdade o autor da obra estava presente bem como mais um sem número de personalidades sobejamente importante…há é verdade e eu que embora soubesse de antemão que o realizador ia estar na exibição tinha total desconhecimento sobre o aparato que agora me rodeava.

No computo geral foi uma experiência agradável, o local é fantástico o ambiente é muito aconchegante, vi um bom filme que nunca tinha visto e deparei-me com uma recepção à séria (até meteu discurso do embaixador, vejam lá!)

Visitem a cinemateca, se não forem visionar, passem por lá tomem um café e comam uma fatia de tarte de maçã (sim que agora é muito chic ter estes actos sociais em locais selectos tipo galerias de arte e assim, como o cinema também é arte dizem que é a 7ª bora lá todos passarmos por ajanotados cultos).

1 comentário:

Gonçalo disse...

Bem amigo Poli, com este post despertaste dois desejos em mim...um de ver o referido filme e outro de visitar a referida sala de cinema.
Se em relação ao filme será bastante fácil de resolver (ñ é legal mas é fácil;), já em relação à cinemateca é mais complicado porque por exemplo não sei bem onde fica! No entanto, vou averiguar se a minha musa está interessada numa tarde cinematográfica acompanhada de uma tarte de maçã na companhia de 2 amigos simpáticos que por esta altura já quase deverão ser "Mestres"!

Grande abraço