terça-feira, novembro 18, 2008

In Bruges (2008)




É verdade apresento mais um filme actual, mais um filme do presente, “In Bruges” de Martin McDonagh. Realizador que ganhou o Óscar em 2006 para melhor curta metrgem com “Six Shooter” (2004) o seu primeiro trabalho como realizador.


“In Bruges” foi-me apresentado como uma comédia negra, mas nunca pensei que o fosse tanto. Muito bem escrito, com diálogos bons e bem ditos, tornam este filme num dos filmes independentes mais promissores do ano.


O filme suporta-se numa envolvência bela, proporcionada pela cidade de Bruges. Esta aura bela é rematada com um conjunto de sequências e planos com uma componente dramática/cénica muito forte. Este drama pessoal é uma descoberta da amizade e do amor, revestido de um estranho sentido de honra e de conflitos interiores. As situações caricatas e algo peculiares retiram a carga dramática que de outra forma tornariam o filme mais denso, algo penoso e talvez insuportável.


Gostei do filme, mas gostei sobretudo de alguns momentos da dita comédia negra com diálogos de génio.

NOTA: porque nem sempre se manteve constante 3/5

1 comentário:

Gonçalo disse...

Olá.

Gostei muito deste filme. Acho que é um filme de contrastes, assassinos (pouco) profissionais numa cidade pacata e bela arquitectura, cenas românticos por oposição a cenas de pancadaria e de mortos, já para não falar dos anões e das orgias lá pelo meio. A verdade é que me fartei de rir mesmo em partes um pouco brutas e macabras.

Devo dizer que vi este filme em condições muito particulares, foi ao ar livre numa hiper ante-estreia grátis no parque de Palmela em Cascais.
Infelizmente o auditório estava vazio. A malta queixa-se que é tudo a pagar e quando não o é, não liga ou não se interessa.
"Dá deus nozes a quem não tem dente".

Abraço