quinta-feira, novembro 06, 2008

Entre Les Murs (2008)

E não é que o franchising continua? Ah pois continua. Convidei o nosso amigo Gonçalo para escrever um post sobre um filme à sua escolha. E ele escolheu o filme mais badalado da semana transacta “Entre Les Murs” (2008). Portanto recostem-se e bebam um chazinho de ervas frescas e desfrutem do post. Ao Gonçalo o meu muito obrigado.


Entre Les Murs

“A Turma” oscila entre a ficção e o documentário mostrando-nos os mais variados problemas do ensino e a sua interacção com alguns problemas sociais.


O filme vencedor da Palma de Ouro em Cannes consegue mostrar-nos o que se passa dentro de uma sala de aula de uma forma muito crua, humana e realista e ainda de um modo tão abrangente que só pelas origens dos alunos podemos reportá-lo para a realidade francesa... tivessem eles raízes cabo-verdianas, angolanas, moçambicanas, Ucranianas, brasileiras, etc e estaríamos na presença de uma turma de uma qualquer escola em Portugal.


Tanto os alunos como o professor (François Bégaudeau – autor do livro que deu origem ao filme), não sendo actores estão soberbos. Talvez seja esse um dos segredos do filme, pessoas normais que não têm de encarnar personagens, têm apenas de ser elas próprias.


Resta dizer que a sessão a que fui -estava quase vazia! - contou com a presença de alguns professores que infelizmente não se abstiveram de comentar o filme (às vezes de forma bastante idiota!) durante toda a sessão. Conclusão: os professores quando vão ao cinema comportam-se como os seus alunos problemáticos nas salas de aula.


Nota: 4,5/5 ou 8,5/10

Sem comentários: