terça-feira, novembro 25, 2008

Freaks (1932)


Um dos filmes que mais interesse me despertou no último ano! Uma obra que gera paixões que divide pessoas, e eu vi-a!

É mais uma média metragem do que longa, conta com apenas 60 minutos de filme. Mas devem ser dos 60 minutos mais estranhos do cinema dos anos 30 (se bem que nesta época havia muito experimentalismo conceptual). Foi uma tentativa de ganhar com o sucesso que os filmes de terror estavam a ter junto do público, traduzindo-se em grandes sucessos de bilheteira. No entanto, este filme foi mais além e trazia o terror para o plano do real (ao filmar pessoas com deformações verdadeiras) e isto ditou o seu fracasso. Expunha o espectador a figuras que não queriam ver. Este facto levou este filme a ser banido no Reino Unido até aos anos 60, e ainda hoje (legalmente) se encontra banido em alguns estados dos Estados Unidos da América.

Filmado por Tod Browning que arruinou a sua carreira com este fiasco de bilheteira após o seu grande sucesso “Dracula” (1931). “Freaks” deve ser o seu trabalho mais discutido e nalguns ciclos o mais aplaudido. Este filme teve um retorno à fama nos anos 60 quando se valorizava tudo aquilo o que saía fora dos padrões estabelecidos, tornando-se num filme de culto para a sociedade vanguardista da época.

Conta a estória de um Sideshow (circo de anormalidades – na falta de melhor palavra) e fala da relação entre pessoas com deformações físicas e pessoas “normais”. Não é mais do que uma ode à igualdade e mostra com crueldade como todos podemos ser vis e maquiavélicos. Se por um lado mostra a perversidade dos ditos normais e a união dos “freaks”, por outro mostra o carácter vingativo dos “freaks”, num final aterrador para a época.

Não esperem grandes interpretações nem grande enredo, mas esperem um filme com imagens peculiares e nunca antes vistas no ecrã. Este filme ainda hoje é um murro no estômago porque vivemos numa sociedade em que cada vez mais se premia a perfeição com a desculpa de promover a inclusão (tretas, digo-vos eu. Tretas!).

Nota: Porque este filme tem cenas de grande impacto e porque desempenhou um papel importante na história do cinema 4/5

Sem comentários: