segunda-feira, abril 20, 2009

Mon Oncle (1958)


Um filme de, e com, Jacques Tati mais uma vez no papel de Monsieur Hulot, mostra que a modernidade não traz felicidade (hem! Rimou e tudo, hoje vou com embalo e inspiração).

É um filme fabuloso! Andava com vontade de ver este filme há uns anos, tinha dele muito boas referências, mas nunca o tinha visto. Finalmente consegui comprar uma edição nacional deste filme e vi-o assim que tive um tempinho extra para depender. E que maravilha de filme. É totalmente diferente daquilo que estava à espera. É completamente fresco e uma novidade para mim em termos criativos, um filme intemporal e brilhante (por isso figura no top 10 de muitas pessoinhas).

O filme apresenta-nos a dualidade entre o mundo industrial e estilo de vida pós-moderno, que esteve em voga nos anos 50, e a vida mais tradicional sem formalismos e carregada de afabilidade. Esta diferença é reforçada pela música animada que segue os acontecimentos do quotidiano menos formal, e o silêncio pontuado apenas pelo som de equipamentos vários que estabelecem o tom de uma vida formal sem cor. Monsieur Hulot é um personagem típica do cinema mudo de comédia física preso num filme sonoro a cores e que vagueia livremente entre um mundo que lhe é querido e um mundo estranho e sobretudo pouco prático.


Este filme vai lá para o topo ficar pertinho dos filmes que me são mais queridos. Vejam que é um Ganda filme, e um filme corajoso (por ser tão diferente).


Nota: 4,5/5

3 comentários:

Gema disse...

Os filmes de Jacques Tati são fabulosos.
Mon Uncle é o meu favorito, seguido por Les Vacances de Mr. Hulot (tão bom como Mon Uncle).
Eu tenho o pack que saiu há alguns anos, que contem os 4 mais conhecidos dele - os dois atrás referidos, mais Playtime e Le Jor de Fête - faltando um, que queria muito mas não saiu em DVD (não sei bem porquê), o Traffic.
Jacques tati, mostrava uma perspectiva de uma França em desenvolvimento, mas um olhar de critico e de maneira bastante divertida.
Maravilhoso, é só que posso dizer de Mon Uncle...
Bjks

AddCritics disse...

Também comprei o "Les Vacances de Mr. Hulot" que vai ser um dos próximos filmes a ver. Depois de ver este ainda estou mais curioso para o próximo.

Gema disse...

Vais ver que não te arrependes ;)