sexta-feira, abril 24, 2009

Gran Torino (2008)


Eastwood está-se a tornar um dos meus realizadores favoritos. Este Senhor não falha e em 2008 presenteou-nos, ainda, com outro grande filme - “Changeling”.

Finalmente, consegui ver este que foi, talvez, o filme que mais me foi aconselhado nos últimos tempos. Foi-me vendido como a história de um Dirty Harry reformado. Não achei que fosse assim, mas entendo a comparação. Walt Kawalski, é um homem marcado pelas memórias de guerra e de uma vida de dedicação ao trabalho, é um homem que nunca conseguiu criar laços de afecto com filhos e netos, e que encontra nos vizinhos uma nova família após a morte da sua esposa. Como é típico em filmes com esta premissa, o velho irascível torna-se cada vez menos irascível ate se tornar numa personagem com a qual o espectador cria laços afectivos.

Este foi escolhido por Clint para ser o seu último filme como actor, facto que torna todo o filme mais emocionante e o final ainda mais poético. A verdade é que pouco actores podiam trazer esta carga emocional ao filme, é preciso ter a carreira e o estatuto que neste momento apenas o Sr. Cinema tem. Clint consegue por mérito próprio evitar que este seja um filme banal. Algo, apenas ao alcance de alguns.

Nota:4/5 – Por Clint Eastwood e pela poesia que este filme encerra.

3 comentários:

Anónimo disse...

Eastwood consegue fazer uma obra delicada com uma temática recheada de rancor e o peso da sobrevivência em uma terra desconhecida. Ótimo filme! :)

http://cinema-o-rama.blogspot.com

Unknown disse...

Para mim, Changeling é o segundo melhor filme do ano até agora. Considero-a uma obra extraordinária de facto.

Relativamente ao GT, houve apenas duas coisas que me incomodaram, neste caso, o elenco secundário e, de longe a longe, os grunhidos de Eastwood que, quanto a mim, eram escusados. De resto, é uma mostra de como fazer cinema contemporâneo sem esquecer os anos dourados de Hollywood. Um prodígio.

AddCritics disse...

Anónimo - Um Grande filme ,é certo

Fifeco - De facto Changeling é muito bom, sobretudo a fotografia!

O que te incomodou no GT, sobretudo o elenco secundário, tb me incomodou um pouco, mas serviu para realçar o papel de Eastwood.