sábado, abril 11, 2009

The Commitments (1991) – “The World’s hardest working band”


Tinha este DVD na prateleira há uns meses sem o abrir e decidi, finalmente, vê-lo.

A minha relação com este filme era algo estranha porque embora nunca o tivesse visto completamente, tinha dele imagens muito fortes na minha memória. Imagens que me garantiam a qualidade do filme, e que me levaram a compra-lo. E estava certo o filme é muito bom, gostei mesmo muito de o ter visto e agora já posso colocar o dvd num lugar de destaque na minha modesta dvdteca.

Realizado por Alan Parker, “The Commitments” conta-nos a história de um grupo de jovens que em Dublin dos anos 80 decide criar uma banda Soul. O filme ensina-nos a lidar com dificuldades, e percebemos que se houver pelo menos uma parte da vida pela qual se anseie, tudo parece melhor e encontramos aí onde nos agarrar. O filme faz ainda uma coisa muito dificil, harmoniza as contribuições de um elenco bastante vasto, em que cada um contribui exactamente como deveria para a trama. É um atípico filme de música.


Só mais uma nota que me parece relevante, Andrew Strong o actor que interpreta o vocalista principal e sobre o qual no filme se proferem estas palavras - "a voice that Bob Geldof would starve for" – tinha apenas 16 anos quando se iniciaram as filmagens. Impressionante.

Nota: 4/5

Sem comentários: