domingo, setembro 23, 2007

Villa
Este fim-de-semana passei por um local onde estavam a construir uma nova urbanização, uma pequena sequência de unidades habitacionais. Eis senão quando alguém que ia na viatura alertou para o facto de que o nome escolhido para escarrapachar na fachada da dita sequência era Vila com dois Ls – Villa.

Mas o que vem a ser isto? Parece-me uma clara apropriação de letras do alfabeto. Já que se opera uma adulteração da língua portuguesa porque não por 4 ou 5 Ls, o efeito é o mesmo, um claro desrespeito pelas convenções – ah pois é!

Penso que o objectivo é tornar o local mais selecto, como se um nome, ainda por cima com erros ortográficos, possa tornar um local mais selecto. Mas deve funcionar ao mesmo nível que as pessoas com nome estrangeiro que fazem questão de nos lembrar como se escreve. Havia um rapaz que eu conhecia que tinha um nome diferente e dizia com alguma soberba e altivez que o seu nome se escrevia com dois Ts – era questão para dizer olha e eu chamo-me Ferreira com dois Rs ou Tiago com um G…pronto parvoíces – mas há pessoas assim. Eu sou assim e um dia quero morar numa vivenda a que chamarei Villla Sooolll – ora tomem lá, isto é só cá por coisas – a inveja que as pessoas vão sentir, vou estar em casa e ouvir comentários na rua do género: Ena pá este gajo é mesmo selecto tem uma casa com um nome cheio de letras. Eu sei sou patético…mas selecto comó caraças!

Sem comentários: