terça-feira, setembro 25, 2007

Ciclo de cinema # 1.1

A Canção de Lisboa (1933)

Ora ora o que temos aqui? É mesmo o primeiro filme do nosso novíssimo serviço - ciclo de cinema – a ser apresentado ao respeitado público. Para nos situarmos correctamente no continum temporal este filme é tão somente o primeiro filme sonoro feito em Portugal. E não é que começamos logo em grande? Este é um grande filme do melhor que tenho visto nesta época do cinema mundial, elaborado quanto baste e cómico até mais não – “E a prova? A prova faz-se já aqui ao lado”.

A história todos conhecem, até porque este é um dos filmes mais aclamados da era dourada nacional, nunca enveredando por uma via demasiado dramatizada. Espantoso é o facto da realização do primeiro filme sonoro nacional tenha sido entregue, ainda que com aconselhamento, a um arquitecto e não a um realizador, isto fez com que houvesse uma visão alternativa de Lisboa e de alguns dos seus edifícios carismáticos, bem como uma visão mais estética dos planos.

A título de curiosidade, Manoel de Oliveira entra neste filme como actor, fazendo o papel de Carlos, um dos amigos de Vasquinho. É interessante quando sabemos que Oliveira, o realizador mais velho do mundo no activo, acedeu a entrar no elenco apenas com a finalidade pessoal de fazer espionagem cinematográfica, como ele diz : “queria ver como eles faziam”.

Pois bem, revejam este filme que vale a pena, mais que não seja porque a girafa está com problemas de fígado…

Sem comentários: