quarta-feira, dezembro 31, 2008

Os melhores filmes de 2008!

O ano está a acabar e ainda bem porque não foi nada de jeito, que o próximo seja melhor, muito melhor.

Estamos na época dos balanços e da revisão de stock, pelo que vou fazer o meu top 5 dos filmes que estrearam ou que saíram directos para DVD em 2008. Esta lista pode não ser das melhores porque como sempre não vi tantos filmes quantos deveria ter visto, mas dos que vi estes foram os 5 melhores (por ordem de data de exibição):

Charlie Wilson’s War (2007) – Uma sátira mordaz apoiada em factos reais. E para além disso é um bom filme com boas interpretações e quase tão divertido como o andar do Groucho. Crítica aqui.

Atonement (2007) – Cá está o filme que deveria ter ganho o Óscar de melhor filme, é um filme soberbo.

The Spiderwick Chronicles (2008) – Quando se recorre ao imaginário para salvar a família e o quintal! Enternecedor, familiar e fantástico. Crítica aqui.

The Dark Knight (2008) – Talvez o melhor filme de super-herois de sempre. É negro, é longo e é muito bom. Daqui vaticino já um Óscar para este filme – Qual? – Eu penso que quem o viu percebe…
Crítica aqui.

Once (2006) – Straight to DVD. Que pena, o filme oscarizado com a melhor canção foi parar às prateleiras dos videoclubes sem a hipótese de ser exibido numa sala com um som que lhe fizesse justiça…que injustiça. Muito bom e o melhor filme independente que vi este ano. Crítica aqui.

Menções honrosas para quatro filmes:

Cloverfield (2008) – Pela novidade e pela maneira de filmar – a alguns causa dores de cabeça a outro vómitos. O que gostei mesmo foi de ter a sensação que as personagens sabiam apenas e só o que eu sabia. Crítica aqui.

Sweeney Todd : The Demon Barber of Fleet Street (2007) – Não está entre os meus preferidos de Burton, mas tem as cenas mais bem filmadas que vi em 2008. Um mestre é sempre um mestre.

Indiana Jones and the Kingdom of the Crystal Skull (2008)
– Não é tão bom como os antecessors, mas pode ser que o tempo lhe faça justiça e os fãs o coloquem junto da trilogia original. A mim soube-me muito bem ir ver um Indy pela primeira vez a uma sala de cinema. Crítica aqui.

In Bruges (2008) – O Segundo melhor filme independente do ano, mas este é negro muito negro. Gostei muito de algumas das situações neste filme que teve no casting e na localização duas armas fortes. Crítica aqui.

E o pior filme do ano vai para:

Cristóvão Colombo – O Enigma (2007) – Sim, vou dizer mal de um filme Português. Oliveira pode muito bem ser o melhor realizador do mundo, o mais independente, quebrar todas as regras da cinematografia, mas este filme é mau – é mesmo mau. Não é intelectual nem mesmo pseudo-intelectual é mau e pronto. Não tenho como alguns um ódio pela obra do Manelinho até tenho muito orgulho em que se já Português. Ver aqui.
A todos os amigos e leitores um Grande 2009, e já agora carregadinho de grandes filmes.

2 comentários:

Gonçalo disse...

Olá Amigo Poli!
Ora, após ver o teu Top5 tenho que dizer que, perdeste grandes filmes, ou que eu não vi alguns dos melhores (desses 5 não vi 2 deles!) ou então simplesmente discordamos, o que é muito mais interessante!

Dos 5 que escolheste não vi o Once, lapso que pretendo colmatar assim que tiver um tempinho, e não vi o The Spiderwick Chronicles, por que me pareceu mais do mesmo.

Quantos aos restantes 3 há 2 deles que, para mim são indiscutivelmente pertencentes ao top10 do ano (Atonement e The Dark Night), quanto ao Charlie Wilson's War apesar de concordar com o que dizes sobre o filme, colocá-lo-ia num top20 ou top30.

Concordo completamente com a escolha de pior do ano, foi uma desilusão o primeiro filme completo que vi do Manuel de oliveira. Enfim, melhores virãop porque o Sr. está aí para lavare durar.

Boas menções honrosas.

Que aconteceu aos grandes vencedores dos óscares?
Nenhum deles merece destaque?
E já agora qual o filme de animação que destacarias este ano?

Abraço

AddCritics disse...

Olá Gonçalo,

Obrigado pelo comentário.

Os grandes vencedores dos Óscares, para mim não foram mais que grandes desilusões. E por isso nem os mencionei.

Animação, embora não tenha visto tem de ser o Wall-e, porque é de certa forma um conceito novo e pelo que me dizem é do melhor que se fez, e do que se pode fazer, em termos de animação. Este vou ver. Ah vou, vou!