segunda-feira, dezembro 15, 2008

Xmas movies!


O Natal está à porta. Como é que eu sei? Sei porque nos canais nacionais já passou “Jingle all the way” (1996) e “Ben-Hur” (1958), não preciso de mais confirmações de que o Natal está quase a tocar à campainha, até porque bater à porta é muito anos 90. Ouvi dizer que estranhamente até o “Home Alone 2: Lost in New York” (1992) exibiram.

Então o que podem ver este ano? Só coisinhas boas que levam aqui desta loja, qual pastelaria caseira qual quê? Este ano a loja Add Critics é que está a dar.

Então cá vão umas sugestõezinhas.

Para começar um clássico que eu conto ver este Natal “Miracle on the 34th street” (1947) galardoado com 3 Óscares incluindo melhor argumento. Este é o filme ideal para nos trazer a ternura do Natal.

Seguimos para um dos melhores filmes do Tim Burton “Edward Scissorhands” (1990) - também tem a sua ternura, mas que faz pensar noutros valores, naquilo que é realmente importante nesta quadra. Como sempre este filme tem o seu quê de negrume – começa negro e termina negro, com um colorido interessante pelo meio (qual o mais sinistro o negro ou o colorido??).

“Bad Santa” (2003) num tom diferente deleite-se a ver o Pai Natal num sem número de posições sexuais.

“Karate Kid” (1984) de Natal tem muito pouco ou mesmo nada, mas já tenho saudades deste filme. Quem nãos gosta desta obra-prima.

E que tal ver a primeira série de Narnia – “The Lion the Witch & the Wardrobe” (1988), como em Narnia é sempre Inverno e nunca Natal parece-me apropriado. E para além disso é tudo branquinho e há animaizinhos queridos, até há anões (mas estes não são muito fofinhos).

E agora um desafio. Que tal ver a saga “Lord of the Rings” ou a saga “Harry Potter”, nas férias de Natal? Enrolam-se numa mantinha com alguém querido e passam ali uns bons serões à lareira.

Apetece-me aconselhar a leitura de um clássico de Dickens, “A Christmas Carol” (1843). Se não souberem o que me oferecer, podem sempre ofertar-me uma primeira edição deste livro. Era extremamente giro e eu agradeceria com extrema cordialidade.

Sem comentários: