terça-feira, julho 21, 2009

Les Vacances de Monsieur Hulot (1953)


Jackes Tati veste o papel de Monsieur Hulot aquela que é a sua personagem mais carismática. É com esta personagem que Tati nos leva a regressar ao cinema de regras clássicas, como o cinema de Chaplin. Consegue transmitir emoções muito vivas com recurso a comédia situacional e de costumes, exacerbando a reacção do espectador com o auxílio exímio de uma banda sonora perfeita. Esta tradição do cinema mudo é transposta para uma realidade muito mais acelerada e muito mais exigente de uma forma sublime. Apenas Tati consegue segurar o espectador moderno numa cadeira de cinema com filmes de moldes mudos.

“Les Vacances de Monsieur Hulot” está, a meu ver, uns furos abaixo de “Mon Oncle” (1958) de que já aqui falei. No entanto não deixa de ser um exercício fabuloso de cinema e uma obra extremamente corajosa e arriscada. As férias como aqui são retratadas trazem-me um sentimento saudosista de quando as pessoas de férias, por se encontrarem deslocadas, se reuniam e novas amizades, ainda que efémeras, se firmavam apenas para se retomarem um ano depois em equivalente situação.

Nota: recebe um firme 3,5/5


P.S. Quero mais, quero mais filmes de Tati. O génio que veio de França.

7 comentários:

Gema disse...

Como já te tinha dito no teu post anterior sobre Tati, eu sou fã deste actor/realizador - adoro a sua visão.
Mon Oncle, para mim é o melhor dele sem sombra de dúvida e este virá logo a seguir em 2º.
Eu tenho os 4 filmes que sairam cá em Portugal falatando-me um que n unca saiu em DVD (nem mesmo em França, não sei porquê).
Para mim os filmes estão por esta ordem de gosto:

1º Mon Oncle
2º Les Vacances de Mr. Hulot
3º Playtime
4º Traffic (o que nunca saiu em DVD)
5º Jour de Fête

Ele é genial...

AddCritics disse...

Tenho de ver os outros, a verdade é que estes foram os únicos que encontrei à venda em Portugal.

Mas é de facto genial

Gema disse...

O único que não existe em Portugal é mesmo o Traffic, que os outros estou sempre a encontrá-los á venda na Fnac...
Em Pt - é Playtime - A Vida Moderna e Há Festa na Aldeia os que te faltam ;)
Se puderes compra-os que não te arrependes ;)
O Playtime é uma critica ás modernices da época em Paris e o outro é passado numa aldeia. De todos é o que acho mais fraco.

Bjs

altieres bruno machado junior disse...

Olá

Não conhecia essa obra. Mas me parece bastante significante.

Abraços e até mais.

AddCritics disse...

Gema - Vou ver se os encontro e se os encontrar recruto-os para a prateleira lá de casa.

Bjs

altieres bruno machado júnior - pelo que me vou apercebendo as obras deste senhor merecem ser vistas e divulgadas

Abraços

Gema disse...

Só para veres uns excertos:

Playtime:
http://www.youtube.com/watch?v=tfrtKfdHa-8

Jour de Fête:
http://www.youtube.com/watch?v=IXhRPnh1JSU

Trafic (que não existe em DVD):
http://www.youtube.com/watch?v=WKSCVdhkQSs

Espero que gostes ;)

AddCritics disse...

Gema, obrigado pelos excertos.

Entretanto já adquiri o playtime e o jour de fête. Daqui a uns tempos vejo-os e digo de minha justiça. Pena é que a julgar pelo teu ranking, já vi os melhores.

Bjs