segunda-feira, julho 06, 2009

The Apartment (1960)


Desconheço a obra de Billy Wilder, um dos realizadores históricos, uma lenda (ganhou 6 Óscares da Academia e foi nomeado para mais 15). Este era um dos filmes pelos quais andava a salivar. Queria vê-lo, queria muito vê-lo. E vi-o em todo o seu esplendor, num preto e branco que me atrai. Jack Lemmon está como sempre perfeito e a sua interpretação neste filme fez-me lembrar Woody Allen (que me começa a parecer ser uma mescla profunda entre o seu ídolo Groucho e o Jovem Jack Lemmon), e alguns diálogos entre ele e Shirley MacLaine lembraram-me vagamente Annie Hall (1977) (não há dúvidas que Allen foi inspirado por Wilder).

Vamos ao que interessa porque temos de ir todos trabalhar. O filme é sublime, está bem filmado e soberbamente interpretado. Uma ode ao cinema clássico, num drama bem-disposto, mascarado de comédia.

Vi-o, mas quero vê-lo outra vez e depressinha. Só não sei se primeiro não vou ver os outros dois filmes de Wilder que tenho no caixote. Sim, no caixote porque me ofertaram um caixotinho com 3 obras-primas (assim espero) do Billy (agora que já lhe conheço parte da obra sinto que já somos íntimos).


P.S. Vamos a uma partidinha de Gin Rummy?


Nota: 4,5/5

4 comentários:

Gema disse...

Tenho-o na "pilha" dos que comprei e ainda não vi... já ouvi noutros blogs a falarem muito bem dele e estou ansiosa de chegar a este :P
Bjs

AddCritics disse...

Tenho um fraquinho por filmes desta época e com este aspecto. Mas, favoritismos aparte, este é muito bom.

Unknown disse...

Wilder é um dos meus grandes ídolos cinematográficos. Foi graças a ele e, mais concretamente, Sunset Boulevard que me comecei a apaixonar pelo cinema clássico. A partir daí considero-o como inigualável e insuperável. E claro, o preto e branco torna tudo muito mais artístico.

Abraço

AddCritics disse...

Fifeco - Estou a descobrir este realizador e Sunset Boulevard é um dos objectivos.