terça-feira, outubro 21, 2008

Rounders (1998)


Porque escolhi ver este filme, que me parece largamente desconhecido? Porque é sobre poker e porque tem dois actores que aprecio, Norton (um dos meus actores de eleição) e Damon (que não me desilude). Ambos desempenham bem o seu papel num estilo que posso descrever da seguinte forma: Norton no mesmo registo de “The Italian Job” (2003) e Damon no mesmo registo de “Good Will Hunting” (1997).

Embora feito no final dos anos 90, este filme tipifica o género desta década, quer pela maneira de filmar quer pelo desenrolar da estória. Eu esperava um filme diferente mais leve, mas, acabou por se tornar algo mais dramático do que previ. Há uma quebra no filme, quando os dois heróis se separam (com um belo “I see you when I see you”) para nunca mais se encontrarem. Este deveria ter sido um ponto de viragem em que o filme merecia uma visão dupla em que seguíamos ambas as personagens num paralelismo que provava a vitória do “bem” e a queda do “mal”. Isto sim traria uma complexidade muito interessante ao filme que passaria a funcionar num outro plano, até porque se o sonho de um é Las Vegas (luz) poderíamos ver o outro em jogos de cave (escuro). Mas acabou por se simplificar e seguirmos apenas aquela pela qual se gera simpatia.

Nota: Esperava mais deste filme 3/5

1 comentário:

Gonçalo disse...

Olá Amigo Poli

Não vi este filme mas já me deixaste curioso. E porquê? Porque Damon é um bom actor mas sobretudo porque Norton é uma referência e, à partida filme em que este Sr. entra deve ser visionado.

Percebi que não te agradou particularmente, até pela nota que deste. No entanto, a nota ainda é ao nível de muito bom filme referido aqui neste estaminé.

Obrigado por mais uma recomendação.

Abraço