terça-feira, novembro 06, 2007

Elizabeth: The Golden Age (2007)

Fui ao cineminha (se tivesse usado a expressão “pegar um cineminha” – tinham permissão para me dar um tiro porque claramente algo de muito errado se passava comigo) aproveitar os preços reduzidos de segunda-feira. Bem Bom! (não foi bem como na canção das Doce)

O trailer deste filme causava-me arrepios sempre que o via, decidi logo após a primeira vez que o vi que tinha que ver o filme na grande tela (foi amor à primeira vista).

É um filme de uma beleza assombrosa, com uma belíssima interpretação dos actores e com uma belíssima realização, MAS…o filme é lento, a narrativa é pegajosa, falta ali fluidez (que pode ser dada em dois locais fulcrais, ou no argumento ou então na sala de montagem), outra coisa que falta é impacto dramático nalguns momentos chave do trama. Esses momentos sim deveriam ter sido um pouco alongados e empolados na montagem (de facto a montagem é a pior parte do filme, há quem diga que é a incorrecção histórica – eu admito que não sei o suficiente para criticar a recreação histórica).

Outra coisa que é claramente incorrecta para um Português é estar ali a torcer para que os Ingleses ganhem a batalha, não pode ser meus senhores, a invencível armada (como nunca foi chamada no filme) era também Portuguesa, ah pois é!, porque nesta altura estávamos sobre o julgo Espanhol (Castelhano – como lhe quiserem chamar – admito que nem sei o epíteto correcto a usar aqui, pombas pá) e também nós sofremos uma derrota humilhante.

Não fiquei maravilhado com o filme, até porque ainda por cima perdi a batalha – nem nos filmes nos safamos.

Sem comentários: