segunda-feira, setembro 22, 2008

No Country for Old Men VS There Will be Blood


Então cá vai disto. Finalmente vi os dois protagonistas dos Óscares deste ano. Como vêm ando sempre sempre em cima do acontecimento. Quem ganhará esta disputa? Não vale irem lá a baixo ver as notas.

Os dois são bons filmes, nenhum é excepcional, e nenhum merece o rótulo de excelência do Óscar, mas há um que, quanto a mim, se superioriza em relação ao outro.

Vou tentar defender o ponto de vista, que é de baixo para cima porque agora estou sentado.

No Coutry for Old Men (2007)



Gosto dos planos usados, planos abertos com paisagens ermas, bom ponto de vista para um filme com narrativa vaga e acção lenta (muito parecido com o “Paris Texas” (1984) de Wim Wenders). A estória tem o seu interesse, mas podia ter sido mais explorada. De qualquer forma desiludiu-me pela expectativa que tinha acumulado (o mesmo aconteceu com o próximo filme).

Ther Will be Blood (2007)


Filme com um potencial enorme que ficou reduzido aos conflitos internos de uma personagem. Daniel Day Lewis rouba todo o protagonismo e o filme baseia-se no overacting de Lewis e de Paul Dano (que continua a dar provas de grande capacidade interpretativa). É mais filme que o anterior e assentar-lhe-ia melhor o rótulo de melhor filme.

E cá temos o veredicto AddCritics. “There Will be Blood” é melhor filme que “No Country for Old Men”, o que significa que a Academia cometeu um erro. Mas, quem sou eu para dizer mal do Olimpo of film making?

Nota: “No Country for Old Men” – 3/5

Nota: “There Will be Blood” – 3,5/5

1 comentário:

Gonçalo disse...

Olá.
Esperava há algum tempo o comentário a estes dois filmes que disputaram os óscares de 2007.

Vou tentar deixar aqui as minhas impressões, mas como já vi isto há mais de 6 meses poderá não ser muito fácil ou fiel.

No Country For Old Man

Filme negro de ambiente denso com um psicopata "fantástico" à solta. De facto, a marca que resta deste filme é a personagem de Bardem (para mim o óscar foi muito bem atribuido!).
Apesar do bom argumento, o filme peca por ser demasiado lento e parado.

There Will Be Blood

Este é também um filme negro que gira à volta de uma personagem (ou talvez duas!).
Este filme mostra um pouco dos primórdios da exploração petrolífera e da forma pouco excrupulosa de como tudo se passava.
Daniel Day Lewis faz o que é habitual, uma grande interpretação, e leva merecedimente o óscar. O jovem Paul Dano impressiona pois + uma vez (em Little Miss Sunshine também esteve bem!) corresponde e faz uma boa dupla com DD Lewis.

Em ambos os filmes destacam-se os planos de paisagens ermas e desérticas. Os dois filmes tentam retratar facetas obscuras da sociedade. O dinheiro, a droga, o ouro negro...

Para mim acho que o filme de PTA é melhor que o dos Coen, e que lhe assentava melhor o óscar de melhor filme de 2007.

Assim:

No Country for Old Man - 3.5/5 (7/10)

There Will Be Blood - 4.0/5 (7.5/10)

Abraço

P.S.: Este comentários/críticas não sairam grande coisa, mas foi o possível. :S