sábado, janeiro 26, 2008

80th Annual Academy Awards



Chegou a altura do ano em que digo – Este ano vou ficar a ver a cerimónia dos Óscares. Acontece que isso nunca acontece. E porquê? – Porque dá tarde como caraças e eu tenho que dormir o meu soninho de beleza de 8 a 10 horas.

Pensei fazer aqui um pequeno comentário a algumas das nomeações para aquela que é de longe a cerimónia mais importante da indústria. Para algumas categorias o AddCritics vai avançar com o provável vencedor. Esta previsão é baseada em opiniões e em tendências que fui recolhendo em algumas preferências pessoais e sobretudo no hype que corre pela Internet. Como a grande maioria dos filmes ainda não estrearam em Portugal esta previsões tem pouca fundamentação real. Há ainda a acrescentar a isto o facto comum da alteração da dominância de preferências à medida que a cerimónia se aproxima e à medida que os estúdios vão exercendo pressão e gastando dinheiro em promoção.

Será que vamos ser surpreendidos pelas escolhas de vencedores como fomos pela não inclusão de alguns filmes nos nomeados? Possivelmente! E por isso é que esta altura doa ano é tão centrada na 7ª arte, que diga-se continua com o Glamour característico.

Best Motion Picture of the Year

“Atonement”
“Juno”
“Michael Clayton”
“No Country for Old Men”
“There Will be Blood”

AddCritics – “No Country for Old Men”, ou “There Will be Blood”

Esta escolha é difícil e vou dizer que há cerca de 60% de probabilidades de ganhar um destes dois filmes. Mas, “Atonement” saiu à frente nas previsões e pode ser que volte à mó de cima mais perto da cerimónia. No entanto o hype em torno de “Juno” é grande (maior do que aconteceu para “Little Miss Sunshine”). “Michael Clayton” confirma a tendência da academia a prestar atenção à critica politica e social, podendo este também ser um potencial late starter.

Best Preformance by a Leading Actor

George Cloney (“Michale Clayton”)
Daniel Day-Lewis (“There Will Be Blood”)
Johnny Deep (“Sweeny Todd: The Demon Barber of Fleet Streeet”)
Tommy Lee Jones (“In The Valley of Elah”)
Vigo Mortensen (“Eastern Promisses”)

AddCritics – Daniel Day-Lewis

É o principal favorito. Daniel Day-Lewis é considerado um dos melhores actores a fazer over acting. Mas nesta categoria há valores de peso: Johnny Deep, outro actor que é mestre em over acting, já merecia o Óscar (não pertenço à facção que defende que Deep não sabe representar). George Clooney, é actualmente um dos actores mais respeitados e com mais poder em Hollywood. Vigo Mortensen, tem conseguido agregar boas criticas e o publico considera-o um bom actor com representações muito sólidas. Tommy Lee Jones, é já um veterano cuja nomeação foi uma surpresa, interpreta o papel de um veterano de guerra que perde o filho no Iraque; uma realidade que está muito viva na comunidade Americana, pode tornar-se a surpresa dos Óscares. A mim parece-me que apenas Deep pode realmente roubar a estatueta a Day-Lewis, nesta disputa pode pesar o facto de Deep realmente merecer o Óscar e o facto de Day-Lewis já ter uma estatueta.

Best Preformance by an Actress in a Leading Role

Cate Blanchett (“Elisabeth: The Golden Age”)
Julie Christie (“Away from Her”)
Marion Cotillard (“La Môme”)
Laura Linney (“The Savages”)
Ellen Page (“Juno”)

Aqui há uma surpresa a não nomeação de Angelina Jolie por “A Mighty Heart”, e há uma curiosidade a assinalar, Cate Blanchett está também nomeada para Best Performance by an Actress in a Supporting Role; em principio Blanchett ganhará na segunda categoria ficando a primeira a ser discutida pelas restantes 4 actrizes.


Best Performance by an Actor in a Supporting Role

Casey Affleck (“The Assassination of Jesse James by The Coward Robert Ford”)
Javier Barden (“No Country for Old Men”)
Phillip Seymour Hoffman (“Charlie Wilson’s War”)
Hal Holbrook (“Into the Wild”)
Tom Wilkinson (“Michael Clayton”)

AddCritics – Javier Barden

Casey Affleck saiu na frente da corrida, mas informações internas dizem-me que Javier Barden pode tomar a dianteira e é actualmente o favorito à vitória. Só tenho que dizer que este actor merece de facto ganhar um Óscar (interpretação brilhante em “Mar Adentro”).

Best Performance by an Actress in a Supporting Role

Cate Blanchett (“I’m Not There”)
Ruby Dee (“American Gangster”)
Saoirse Ronan (“Atonement”)
Amy Ryan (“Gone Baby Gone”)
Tilda Swinton (“Michael Clayton”)

AddCritics – Cate Blanchett

Blanchett tem a poleposition nesta categoria num filme onde interpreta uma fase da vida de Bob Dylan.

Best Achievement in Directing

Paul Thomas Anderson (“There Will be Blood”)
Ethan Coen, Joel Coen (“No Country for Old Men”)
Tony Gilroy (Michael Clayton”)
Jason Reitman (“Juno”)
Julian Schnabel (“Le Scaphandre et le Papillon”)

AddCritics – Paul Thomas Anderson

Esta é uma previsão arriscada porque para além de Thomas Anderson fala-se também muito dos irmãos Coen. Mas como “Magnolia” é um filme excelente apontei baterias para Paul Thomas Anderson. Por outro lado o artista plástico tornado realizador Julian Schnabel parece-me ter algumas hipóteses.

Best Animated Feature Film of the Year

“Persepolis”
“Ratatuille”
“Surf’s up”

AddCritics – “Ratatuille”

Aqui penso que é uma corrida a dois “Ratatuille” (o filme de animação sensação do ano) e “Persepolis” que tem muitos adeptos e apoiantes. O facto de “Ratatuille” estar nomeado para Best Writing, Screenplay Written Directly for the Screen é visto por alguns como uma garantia de Óscar para melhor filme de animação. Esta categoria tem apenas três nomeados o que levou filmes como “Bee Movie”, “The Simpsons Movie” e “Shreck the Third” não serem nomeados. Aqui acho que se pode mesmo estranhar a escolha da Academia.

Sem comentários: