quarta-feira, junho 03, 2009

Filmes Subvalorizados

Olá senhores do pato azul!
Aqui o pasquim tem andado um pouco abandonado, tenho no entanto uma boa explicação. Tive umas semanas muito interessantes de trabalho, muito estimulantes mas extenuantes. Três coisas acontecem em semanas assim, fico sem tempo para ver filmes, passo o tempo a pensar noutras coisas e fico de tal modo cansado que só penso em dormir.
Por isso não tenho visto filmes, mas tenho andado a matutar numa coisa – Filmes que são subvalorizados. Há filmes que são muito bons e que pura e simplesmente são desconhecidos, há outros que são bons mas que por algum motivo não são lembrados com a frequência que mereciam e ainda filmes que todos reconhecem ser muito bons mas que por algum motivo caem facilmente no esquecimento.
Cá estou eu para vos avivar a memória e para vos dar a conhecer filmes excelentes mas que estranhamente são subvalorizados. Vamos a isto? Vamos pois, que para a frente...vocês sabem o resto.
The Name of the Rose (1986) – É o meu filme preferido de sempre, é absolutamente fabuloso. Não conheço mesmo ninguém que não goste dele. Mas é pouco falado é pouco discutido e no entanto deveria ser visto, revisto, trivisto, porque é um dos melhores filmes da história do cinema.
Trainspotting (1996) – Este filme é excelente, supera em muito o novo filme de Boyle. É tudo bem feito neste filme, o elenco é excelente a musica assenta-lhe na perfeição e a trama é do melhor que se tem visto.
Basquiat (1996) – Parece que 96 foi uma boa colheita. Este é outro dos meus filmes preferidos de sempre e aquele a que o estatuto de 7ª arte melhor se adequa. Tem uma estética muito própria com uma banda sonora diferente do habitual, mas que nos ajuda muito a perceber o ritmo do filme. Com um elenco fabuloso Schnabel arranca de Jeffrey Wright a melhor interpretação da sua carreira.
Chariots of Fire (1981) – Este filme é duplamente gigante. Se o filme é excelente, a banda sonora não lhe fica atrás e é só por si uma obra brilhante, que valeu o Óscar a Vangelis. Quero correr na praia com o vento na cara e a água nos pés.
Stigmata (1999) – Vi este filme pela primeira vez em 2000/2001 de um trago sem intervalos e de boca aberta. Só voltei a tomar consciência do meio que rodeava quando o filme acabou. Poucas vezes teve um filme tamanho efeito em mim.

Aqui ficam alguns de que me lembrei, outros virão certamente. Fiquem bem que agora os patos já são esverdeados.

4 comentários:

Gema disse...

The name of the Rose, tenho na pilha para ver.
Trainspotting, é somente um dos filmes que mais gostei de ver em imensos que já vi.
Basquiat e Chariots of Fire, nunca vi - fica na lista a ver.
Stigmatta também é um filme muito bom, mas não sei se existirá assim tanta gente a dizer que gostou (pelo género de filme)... eu confesso, que gostei imenso como tu.
Bjs

Unknown disse...

Ora bem, consegui a proeza de apenas ter visto o Chariots of Fire desses que referes. Por acaso considero-o subvalorizado mas não lhe dou mais do que 8 em 10. Agora não existem dúvidas que merecia um maior reconhecimento por parte dos cinéfilos e dos críticos.

Abraço

Unknown disse...

Ora bem, consegui a proeza de apenas ter visto o Chariots of Fire desses que referes. Por acaso considero-o subvalorizado mas não lhe dou mais do que 8 em 10. Agora não existem dúvidas que merecia um maior reconhecimento por parte dos cinéfilos e dos críticos.

Abraço

altieres bruno machado junior disse...

Olá

Ótima lista, dos filmes mencionados eu já vi The Name of the Rose (ótimo), Trainspotting (chocante) e Stigmata (assustador).
É verdade quando disse que muitos filmes bons são esquecidos, por isso temos que ver e rever!!

Até : )