quinta-feira, maio 21, 2009

Blade Runner (1982)


Decidi rever este que é um dos filmes mais falados e amados que conheço. Todos, todos os que viram este filme nos anos 80, o adoram de uma maneira que me ultrapassa. A verdade é que a primeira vez que vi esta obra de Ridley Scott, não fiquei impressionado, achei-o um filme normal, não mais que isso. Mas uma pessoa vai crescendo, aprende a apreciar mais as coisas, consegue olhar para um filme com outros olhos. Muitas vezes, e este é um risco, o modo como se olha para um filme é toldado por opiniões externas, que inadvertidamente alteram a nossa própria percepção do filme.

Então vi-o com mais cuidado, com mais atenção. Achei que conta uma história simples, nada complicada, em que o personagem principal é pouco carismático com tiques típicos. Mas não é ele que faz o filme são os seus inimigos, vitimas inocentes de uma sociedade evoluída que os cria apenas para os descartar de seguida, tornando o que podia ser um acto magnânimo, a atribuição de sentimentos, num acto mesquinho e terrivelmente perverso.
O Filme ganha muito, atinge mesmo outro patamar, com a realização. A composição de algumas cenas e sobretudo a velocidade de algumas cenas elevam a obra ao estatuto de arte. No geral gostei do filme, mas embora muito bem realizado e mesmo com toda a poesia e conflito filosófico entre o bem e o mal e a existência ou não desta divisão, não o considero a obra-prima que muitos advogam.

Nota: 3,5/5 mas entendo que este filme tenha revolucionado o modo de fazer ficção científica, apenas tinha as expectativas muito empoladas pelo que li e ouvi ficando com um pequeno sentimento de desilusão.

6 comentários:

Red Dust disse...

3,5? É pouco... nota máxima... no mínimo!!!!! :)

Abraço.

Pedro disse...

Olá. Vou passar a vir ler o teu blog, também sou apreciador de filmes, etc.
Passa no meu blog realizadoresdecinema.blogspot.com

Em relação ao Blade Runner, chegou-me há poucos dias a edição especial 2 discos para eu me consolar a ver em dvd, e tem excelentes extras, como comentários audio, de que eu sou apreciador para se descobrir mais sobre os movies.

AddCritics disse...

Red Dust - Para ser sincero já esperava que alguém me desse nas orelhas pela nota :)

Abraço

Pedro - Bem-vindo, já dei uma vista de olhos aos teus blogs e vou dar outra mais demorada e cuidada.

Abraço

Unknown disse...

Vá, eu "não te vou dar nas orelhas" porque o mesmo aconteceu-me, por exemplo, com Apocalypse Now que todos vangloriam e eu achei um produto mais do que banal e com pouco interesse (se calhar até gostaste e podemos inverter os papéis). Mas certo é que este Blade Runner é qualquer coisa de muito especial. E quanto a mim tem muitas mais dimensões do que apenas o conflito bem vs. mal. Não me poderia esquecer da ênfase dada ao mundo corporativo ou às profecias acerca do futuro ou ainda o confronto entre o homem vs. a máquina. Depois temos todo aquele misto de mistério e incerteza quanto ao facto de Deckard ser ou não um replicant que permite que um individuo repare em alguns pormenores geniais.

Abraço

Roberto Simões disse...

Eu por acaso não te dou nas orelhas =P mas não concordo. Acho um filme genial, mesmo.

Parabéns pelo blog, vou passar a segui-lo, gostei bastante.

Cumps.
Filipe Assis
CINEROAD - A Estrada do Cinema

AddCritics disse...

Filipe Assis - Obrigado pelas tuas palavras. Também gosto bastante do teu blog que visito regularmente.

Abraço