terça-feira, junho 16, 2009

Angels and Demons (2009)



Quero declarar uma coisa, e vamos considerar este o ponto de partida. Não li o livro.

Posto isto, tenho a dizer que esta temática é sem dúvida uma das minhas preferidas. Os segredos da igreja, a religião e o seu papel histórico, o modo como o catolicismo lida com os seus demónios, são assuntos que me atraem. Daí o meu gosto por filmes como "The Name of the Rose" (se bem que aqui há muito mais que me faz gostar deste filme), "Stigmata" e até mesmo "The Ninth Gate".

Gostei de ver o filme, e gostei muito mais de ver este filme do que a Part I - a.k.a. "The Da Vinci Code". O enredo foi construído como se tratasse de um policial de acção, mas quando se pensa bem no que ali foi retratado percebe-se que a verosimilhança foi posta de parte e que o que inicialmente fora bem construído foi desconstruído de forma previsível. Embora Ron Howard tenha filmes que eu aprecio muito, um exemplo flagrante é o "A Beautiful Mind", não foi o realizador certo para estes filmes. É muito certinho, muito tradicional, e estas histórias podiam ter sido aproveitadas de outra forma e se o fossem podiam perfeitamente ser excelentes filmes. Assim sendo, o primeiro é pouco mais que mau e este é pouco mais que banal.

Nota: 3/5 - Mas mesmo assim gostei de o ver e dou por bem empregue o dinheiro do bilhete de cinema.

P.S. Fiquei ainda com mais vontade de passar uns dias em Roma.

7 comentários:

Gema disse...

Já li o livro e gostei muito mais que o Código Da Vinci, por isso estou ansiosa para ver o filme, mas ainda não encontrei tempo para o fazer...
Bjs

altieres bruno machado junior disse...

Olá

Também não li nenhum dos dois livros. Confesso que até gostei do Código Da Vinci porque fui assistir com as piores impressões, mas me surpreendi positivamente. Gosto desse tipo de filme: com ação, investigação, mitologia e suspense. Se desse eu gostei (que a maioria não gostou) acho que vou amar Anjos e Demônios.

até mais...

AddCritics disse...

Gema - Parece que é unânime. Todos parecem ter gostado mais do segundo filme do que do primeiro. Por isso quando o fores ver vais gostar

altieres bruno machado junior - É como dizes, se gostaste do primeiro vais adorar este.

Abreijos

Dana disse...

Pois... também não li o livro.
Qdo fui ver o codigo de davinci tinha lido o livro, por isso fiquei com aquela conhecida sensação que o livro era muito melhor que o filme. Neste caso não li o livro mas mesmo assim achei realmente o filme um pouco fraco, concordo contigo acho que os filmes podiam ser mto melhores. Mas tendo a qualidade do conteudo...ou seja a historia, dificilmente acharia mal empregue o preço do bilhete :P

AddCritics disse...

Dana - Olá, é bom ter-te a comentar aqui na loja.

Bjs

Unknown disse...

Concordo em pleno com a análise do filme. É uma fita bastante agradável apesar de tudo que vale o bilhete de cinema. Podia ser melhor? Podia... Mas já foi melhor do que se esperava.

Abraço

AddCritics disse...

Fifeco - Obrigado

Abraço