quinta-feira, fevereiro 26, 2009

Shadow of a Doubt (1943)


Quando não há nada que valha a pena ver ponho um Hitch no leitor!

De todos os filmes que Hitchcock realizou “Shadow of a Doubt” era o seu preferido, quem me contou foi a sua neta, somos amigos e conta-me coisas. Este foi o filme por mim escolhido para ver enquanto espera pelo inicio da transmissão da cerimónia dos Óscares. Pelo menos para ter algum contacto com cinema a sério nessa noite. Estas coisas vão envelhecendo em casco de celulóide e vão ficando melhores, 66 anos de cinema de um trago lá me deram alento para uma noite em claro.

Este filme gira em torno de uma série de crimes que Charlie Newton (Teresa Wright) suspeita terem sido cometidos pelo seu tio Charlie Oakley (Joseph Cotten). Mas Charlie adora o teu e nutre por ele muita admiração. Estes sentimentos entram em conflito e quando Charlie é abordada por um detective da policia, perde toda a alegria de viver e a sua relação com o tio deteriora-se. Oakley apercebe-se do sucedido e tenta assassinar Charlie, quando a tentativa falha Oakley decide sair da cidade e acaba morto. Há uma tenção crescente no filme que como sempre não acaba de um modo cor-de-rosa.

É um filme bem filmado (e novidades pá?) com alguns pormenores muito interessantes. Vejam que faz bem aos rins e ao reumático, tenho que anunciar isto num jornal. Sou capaz de fazer uns cobres!

Nota: Para um filme com 66 anos - 4/5

Sem comentários: