terça-feira, junho 03, 2008

Rushmore (1998)



O facto de eu achar que Wes Andersen é um dos melhores realizadores do momento, fez-me comprar este filme (isto torna-o o segundo filme de Wes na minha colecção, o primeiro foi o “Life Aquatic with Steve Zissou” (2004)).

Anderson apresenta-nos sempre filmes muito bem feitos, muito bem filmados, muito interessantes e com uma estética perfeitamente actual; muito importante é o uso exímio da música. Neste filme, o seu segundo, esta visão alternativa do modo de olhar através de uma câmara já se nota; não é um filme tão perfeito e tão interessante como os que se seguiram, mas é de facto um filme muito bom em que as emoções são expressadas de uma forma peculiar e característica, daqui o porquê de Bill Murray se adaptar brilhantemente a estes filmes. Bill Murray define um estilo de representação que nalguns pontos parece beber influências de Buster Keaton e aperfeiçoou-o de tal forma que hoje já tem sentido dizer – este papel é um típico Bill Murray, ou dizer – este tipo de interpretações provem da escola Bill Murray. Podemos claramente ver uma sequência crescente desde os “Ghostbusters” (1984) até “Broken Flowers” (2005). Os papeis variam mas a interpretação é sempre igual, o que neste caso não devemos considerar como algo que diminua a genialidade das interpretações. É basicamente sempre a mesma coisa, mas é sempre genial. Entra o Bill então sabemos que o filme vai ter pelo menos uma parte boa – ele.

Bem, desviei-me um pouco do tema central que é “Rushmore”; é um bom filme onde se exploram relações interpessoais de amor, paixão, amizade, conforto e familiares. Em relação aos seus filmes posteriores, nota-se que o realizador ainda estava um pouco verde e que teve uma capacidade fantástica de evolução. Apreciei, espero que vocês também.

2 comentários:

Gonçalo disse...

Amigo Poli, eu só descobri recentemente este realizador, o Sr. Wes Anderson, através do filme "Darjeeling Limited".
Segundo as críticas esta película é inferior às anteriores que este sr. nos ofereceu. Contudo, achei este filme divinal, colorido, cheio de humor e com um "uso exímio da música".

Vou aceitar mais uma sugestão Addcritics, i.e., vou adicionar o filme à minha colecção e visiona-lo assim que puder. Em contrapartida proponho que vejas o filme que referi. Se precisares facultar-te-ei o dvd pois ele já faz parte da minha colecção!;)

Grande abraço

AddCritics disse...

Olá Sr. Gonzo!

Pois é com muita pena minha não vi o "Darjeeling Limited".

Já sabes como é...se mo emprestares eu vejo-o com todo o prazer e até me comprometo a colocar um comentário no blogue.

Eu já defendi aqui que este realizador já merecia uma nomeação para o óscar de melhor realizador, não estou a dizer que devia ganhar, mas devia ser nomeado. Os filmes dele não saõ filmes tipicos de óscar, mas são um lufada de ar fresco e de bom gosto. A par de M. Night Shyamalan, deve ser o meu realizador jovem preferido.

Abraço