domingo, janeiro 31, 2010

A propósito de "Nine"

Se há coisa que atrai pessoas ao cinema para ver “Nine” (2009) é sem dúvida o elenco fabuloso. Tenho algumas dúvidas que o vão ver por ser uma homenagem ao 81/2 de Fellini. A verdade é que poucos filmes no passado recente conseguiram concentrar tamanha constelação de artistas. No entanto num passado não muito longinquo, mas não recente, havia filmes, em que também havia cantoria, com elencos que não ficavam nada atras de o de “Nine”. Então fui às minhas poeirentas prateleiras e encontrei duas pérolas com elencos de deixar a boquinha escancarada. Alguém tem palpites? Não?

Robin and the 7 Hoods (1964)


Um recontar da lenda de Robin Hood mas em Chicago durante a lei sêca. Ah é verdade e há cantoria à mistura, ao bom velho estilo de Hollywood. E o elenco? Essa é a melhor parte: Frank Sinatra, Dean Martin, Sammy Davis Jr., Bing Crosby, Peter Falk (numa interpretação fabulosa) e Edward G. Robinson (do mitico “LittleCaesar” (1931)). Impressionante.

The Blues Brothers (1980)


Cada vez gosto mais de filmes da década de 80. Os melhores filmes de familia são sem dúvida os desta década. Este é um filme muito querido nos Estados Unidos, mas estranhamente em Portugal raramente referido. É um filme que segue uma dupla de irmãos pelas situações mais incriveis que se pode pensar e sempre com uma atitude de despreocupação inabalável. Ahh! e claro também não podia faltar a cantoria. O elenco mais uma vez é escolhido a dedo. A saber: John Belushi e Dan Ackroyd a interpretarem os irmãos, e agora o que é realmente impressionante, James Brown, Ray Charles, Aretha Franklin, Cab Calloaway, Steve Cropper, Donald Dunn, Murphy Dunne, Willie Hall, Tom Malone, Lou Marini, Matt Murphy e Alan Rubin.


Vamos lá a pensar bem...será o elenco de “Nine” assim tão fabuloso? É, mas não é inédito.

Sem comentários: