Vivaldi compôs as 4 estações, Fellini realizou Amarcord.
Fellini guia-nos por Rimini, a sua aldeia natal, e leva-nos a percorrer com ele um ano completo, 4 estações na vida quotidiana de uma aldeia costeira numa Itália fascista.
O filme passeia-se pelas vidas das pessoas de Rimini sem uma direcção, sem um sentido pré-definido, sem uma história de fundo. No entanto, a falta de um argumento é algo que se torna imperceptível tal a genialidade das situações e a simplicidade com que todos os assuntos são abordados. E mesmo com a aparente desconexão entre cenas, o filme é brilhante. Desarma com a sua simplicidade, com a facilidade que nada se torna num monstro cinematográfico que vai crescendo e se torna enorme. Cada canto do filme é memorável,e depois de um não tão agradável “Roma” (1972), este Amarcord fez-me render e prostrar por completo ao mestre Italiano. O tal realizador que conseguiu que 4 dos seus filmes fossem distinguidos pela Academia, mesmo fugindo aos cânones cinematográficos como o diabo foge da cruz.
Este filme, e para continuar a não ser parco em adjectivos, é delicioso, e é um crime alguém não o conhecer. Por isso, meninos e meninas, todos em romaria ao clube de vídeo para alugar este filmito. Este filme acompanha muito bem pratos de carne vermelha bem condimentados. Também vai bem com frutos secos e mel, mas só para quem gosta de taninos bem apuradinhos.
Nota: 4/5 para justificações ler o texto acima
Agora um pequeno desafio...
O que tem o recentemente estreado “Nine” (2009) a ver com este filme?
2 comentários:
Eu daria sem hesitar as 5 estrelas. É para mim um filme genial genial genial, uma das melhores comédias da minha vida. Uma grande obra-prima.
Com esse filme não sei, só sei que NINE parte de 8 1/2, também de Fellini.
Cumps.
Roberto Simões
CINEROAD - A Estrada do Cinema
Roberto: Também o achei fabuloso.Foi uma das melhores surpresas que tive nos últimos tempos.
Sim, a pergunta prendia-se com isso mesmo. "NINE" é uma homenagem ao 8 1/2. E o de3nominador comum é mesmo Fellini.
Cumprimentos
Enviar um comentário