quinta-feira, agosto 14, 2008

Clássicos

Se recuarmos 33 ou 45 anos o que temos? Temos filmes do catano! Antigamente é que isto era bom cada tiro cada melro! Mai Nada!

Então o que fui desencantar ao sótão? Tanta curiosidade, já vamos, já vamos.

PFLEB (Por Favor Ler Em Baixo):

Love and Death (1975)





A minha admiração por Woody Allen é conhecida por pessoas nos 5 continentes. E ainda bem, porque é verdade o senhor é um Génio.

Esta é mais uma comédia brilhante em que mais uma vez se percebe a influência de comediantes como Chaplin e Marx. A trama passa-se na Rússia no início do séc. XIX em que por um acaso da sorte Boris (Allen), confesso cobarde, torna-se herói numa guerra Napoleónica. O filme continua e culmina numa tentativa de assassinato do pequeno Imperador (Napoleão).

Em termos de diálogos é brilhante, com muitos preciosismos duma eloquência argumentativa assombrosa.

Nota: 3,5/5

The Great Escape (1963)



Um dos filmes que passou a provação do tempo. Continua um dos filmes preferidos dos espectadores.

Baseado em factos verídicos de um campo de prisioneiros de guerra na Alemanha da segunda grande guerra, conta com um elenco cheio de estrelas (sendo a estrela máxima Steve McQueen) e relata os planos de fuga e a fuga de várias dezenas de militares das forças aliadas. No entanto, sendo um filme longo (2h45m) não mantém o mesmo grau de intensidade ao longo do filme, ou pelo menos não há um crescendo em direcção ao final. O clímax deste filme acontece a uma hora do fim. Há para além disso uma separação da suposta estrela do resto dos personagens, como se o filme contasse duas histórias distintas.

Estas criticas não retiram o mérito que o filme merece. É um bom filme, e uma boa estória de acção que acho que todos devemos ver e desfrutar. Mesmo longo, não se torna monótono nem entediante.

Nota: 3,5/5

Sem comentários: