sexta-feira, julho 11, 2008

Time is up… 5 Stars are born!


Terminou o tempo e eu salvei o dia (hehe! só assim me assemelho a Jack Bauer).

Parece que a ideia passou na aprovação popular e algumas das minhas apreciações vão trazer notas (notas virtuais nada de andar a dinheirinho ó pessoal) decidi-me pela fórmula clássica das 5 estrelas, e não, não vais ser como nos hotéis quanto maior melhor. Nada disso! Para dar notas a um filme é preciso estabelecer critérios, não vá isto descambar e dar notas à maluca, isso é competência do ministério da educação e dos seus novos critérios para os exames nacionais. Até porque não gosto de calos, muito menos de os pisar! Continuamos a ter alunos vergonhosos mas pelo menos são vergonhosos com boa nota, há que haver um bocadinho de orgulho.

Os critérios são (tantantantannn):

5 estrelas – Um filme com 5 estrelas tem que ser um filme excelente em todas as suas vertentes, argumento, realização, produção, fotografia, desempenho dos actores e da minha preferência pessoal (não consigo não ser parcial). Tem ainda de ser um filme com a capacidade de passar o teste do tempo e de se tornar clássico.

4 estrelas – Este é um filme a ver, um filme muito bom. Daqueles que embora possam não se tornar clássicos, são filmes que são essenciais para um cinéfilo.

3 estrelas – Este é um bom filme daqueles filmes em que achamos que valeu a pena o tempo que despendemos na sua visualização. São por exemplo filmes que têm sequências excepcionais que só por si elevam a qualidade do filme, ou que não sendo bons filmes, são para mim Guilty Pleasures.

2 estrelas – Filmes que cumprem o seu objectivo, que entretêm mas por vezes muito pouco. O tipo de filme que vemos ao domingo à tarde na Televisão, ou que os americanos vão ver ao cinema…

1 estrela – Tenham medo muito medo porque estes tiram-vos anos de vida que não conseguirão recuperar.

Estes valores estão sujeitos a partições e não me parece que vá ser invulgar dar notas de x estrelas e meia.

Se encarnasse numa senhora de certa idade do interior norte, ou então num padre, diria:

Esperai por mais esta novidade, não olvidai os critérios e estai atentos …

Sem comentários: