quarta-feira, julho 09, 2008

Grindhouse (2007)





Quando já se tem sucesso e se é realizado, o que resta?

Fazer o que dá realmente prazer.

Foi o que fizeram Tarantino e Rodriguez nesta homenagem aos filmes de série Z que viam durante tardes inteiras em pequeno cinemas decrépitos onde as sessões eram contínuas e se podia entrar a meio de um filme e ficar por quanto tempo se quisesse.

Ontem tive a minha experiência Grindhouse e tenho que dizer que gostei muito. Este projecto é constituído por dois filmes com mutuas referências “Death Proof” realizado por Quentin Tarantino e “Planet Terror” de Robert Rodriguez. Estes filmes foram idealizados como um conjunto e como tal devem ser visionados juntos, foi o que fiz.

Olhando para o conjunto, as partes são muito distintas não havendo uma colagem de um filme ao outro, no entanto as referências, embora subtis, permitem uma localização espacial e temporal comum o que confere uma ligação circunstancial às tramas.

Olhando para as partes separadamente, preferi sem duvida o “Death Proof” que se socorre daquilo em que os filmes de Tarantino são melhores, nos diálogos. Adorei as várias referências aos outros filmes do realizador e a forma como alguns filmes e séries foram homenageados. Por outro lado “Planet Terro” parece-me cumprir melhor o objectivo a que se propôs, isto é um recrear do espírito dos filmes de série Z onde o mais improvável e grotesco acontece (aqui sim a homenagem foi perfeita – se bem que estes realizadores tinham já tido uma experiência neste tipo de abordagem em “From Dusk Till Dawn” (1996)).

Sim senhor foi uma experiência que valeu a pena, agora para valer o preço da caixa com as edições de dois dvds é uma experiência que tem de ser repetir. Algo que farei com muito prazer.

Quote “Death Proof”:

Stuntman Mike: Well, Pam... Which way you going, left or right?
Pam: Right!

Stuntman Mike: Oh, that's too bad...

Pam: Why?

Stuntman Mike: Because it was a fifty fifty shot on wheter you'd be going left or right. You see we're both going left. You could have just as easily been going left, too. And if that was the case... It would have been a while before you started getting scared. But since you're going the other way, I'm afraid you're gonna have to start getting scared... immediately!






Sem comentários: