sábado, julho 24, 2010

Kafka (1991)


Por vezes encontramos filmes que para nós eram desconhecidos e que nos fascinam sobremaneira. Este filme de Soderbergh é fabuloso, não tanto pela história, mas pelos pormenores, que como sempre são a marca distintiva da qualidade. A escolha de um preto e branco bonito, claramente influenciado pelo marcante “The third man” (1949), e de planos apertados fazem a filmografia desta película algo de profundamente interessante. Para mim há ainda outros aspectos que tornam este filme muito interessante aos meus olhos – aquela que a mim me parece uma referência a “O processo” de Kafka e outra a um filme que me pulula a imaginação desde que me lembro “Nosferatu, eine Symphonie des Grauens” (1922). Tudo selos de qualidade que mostram as influências eruditas de quem o escreveu e realizou.

NOTA: 4/5

2 comentários:

Gonçalo disse...

Há já algum tempo que gostava de ler algo sobre o sr. Kafka. Mais ainda depois de ter visto este filme (http://www.imdb.com/title/tt0383028/) que aparentemente é muito "kafkiano".
Assim também posso ver o filme, até porque 8 em 10 é sinal de qualidade.

Já agora, houve remodelações no sistema de estrelas? Isto dantes só ia até ao 5!

Abraço

AddCritics disse...

Pois, isto andou parado tanto tempo que as estrelas multiplicaram-se...

De volta ao sistema antigo.

Thank u for the heads up.