segunda-feira, dezembro 17, 2007

Best christmas movies

Olá senhoras e senhores leitores. Parece que não há uma conversa ultimamente em que não se fale de Natal. Então como não tenho outro assunto de conversa cá vai disto.

Filmes que todos nós estamos habituados a ver no Natal, mas que nada (ou muito pouco) têm a ver com o Natal:

Somos bombardeados com alguns filmes que de natalício não têm nada, mas a verdade é que alguns deles dão-nos uma sensação de conforto, mais que não seja porque alguns são maiores que o Natal do Hospitais. Por falar nisso não vi o NDH este ano. Alguém gravou e mo pode emprestar?

The Ten Commandements (1956) – Gosto muito deste filme mas sejamos sinceros, Cristo nem era nascido na época retratada.
Ben-hur (1959) – Ok neste Cristo já tinha nascido e até aparece no filme. Mas aparecer 2 minutos num filme de 212 não o transforma num filme de Natal.
The Sound of Music (1965) – O mais clássico de todos os filmes de Natal para as estações de televisão nacionais, nada interessa que de Natal não tenha nada. Mas no fundo gostamos de ver a Julie Andrews e as suas crias a cantar pelas colinas Austríacas.

Os Clássicos de todos os tempos:

Estes dois são os filmes que têm as raízes mais profundas no imaginário colectivo. Embora eu nunca os tenha visto (que miséria)

Its a Wonderful Life (1946) – Para muitos actores de Hollywood o filme preferido de Natal.
Dr. Seuss – How the Grinch stole Christmas (1966) – Para além de tudo o resto um filme com a voz de Boris Karlof tem de ser muito bom…

Filmes de Natal que vale mesmo a pena ver:

The Nightmare Before Christmas (1993) – Para alguns é mais um filme de Halloween, não discuto, mas tem muito a ver com o Natal (o título foi a primeira pista).
Home Alone (1990) – Este passa sempre. Este ano já o vi na televisão (confere). Que magnifico filme de Natal
Christmas Vacation (1989) – Vi esta cassete VHS até à exaustão. Comédia típica e clássica, mas mesmo assim é tão bom ver um filme despretensioso.
Gremlins (1984) – Tive este filme em mira porque quando era miúdo gostava muito dele. Só há pouco tempo me foi relembrado (http://havidaemmarkl.blogs.sapo.pt/) que era um filme de Natal.
Especiais de Natal de comédia da BBC – até porque os senhores precebem de comédia

Filmes que não têm directamente a ver com o Natal mas que eu adoro ver nesta época:

Chitty chitty Bang bang (1968) – não é frequente ver-se este filme na televisão, mas é pena.
The Goonies (1985) – este por outro lado é transmitido umas 3 vezes por ano. Eu continuo a gostar.

Na lista falta um filme recente do qual já estou farto porque lá nos calha todos os santos Natais, sempre, sempre: Love actually (2003). Este aposto consigo que vai passar nas televisões nacionais. A única dúvida é: quantas vezes e em quantos canais.

P.S. – Para quem gosta de acção lembro que Die Hard (1988) e que Rambo – First Blood (1982) têm a trama a decorrer durante esta época. Não acreditam? Vão lá ver.

P.S.2 – Uma vez que tudo o que tenha a ver com Cristo é elegível para transmissão será que alguém tem coragem de mostrar a orgia de sangue que é The Passion of the Christ (2004) no final da tarde de dia 24? Hem?

1 comentário:

Gonçalo disse...

Mas que belo post!!! Traz lembranças de infância, um pouco de humor e deixa sugestões de filmes a comprar/sacar. Sempre a marcar pontos, muito bem Sr. Poli!
Obrigado por mais um bom momento, um grande natal e um feliz ano novo.
Grande Abraço