terça-feira, janeiro 16, 2007


Eragon – A fábula do Herói

Adaptado do livro homónimo de Cristopher Paolini, Eragon é uma história de lendas de heróis e em última análise da superiorização do bem sobre o mal. Numa época de trevas a esperança renasce sobe a forma de um dragão e do seu cavaleiro. O mundo de magia é contagiante com cenários extraordinários e uma animação quase real.

Mas como nem tudo são rosas, a iluminação na sequência inicial do filme está exagerada, havendo uma notória artificialidade. Digno de nota é ainda um erro de montagem sensivelmente a meio do filme, pormenor que se espera ver corrigido na edição em DVD.

O filme tem um défice de intensidade em termos de continuidade. Embora a construção seja a correcta, começa com um enquadramento ligeiro e prossegue com incrementos inconstantes de intensidade, atingindo um pico de intensidade na altura indicada; falta intensidade ao filme. Parece-me ter havido um claro erro de casting no que refere ao rei, John Malkovich embora um excelente actor não tem o perfil indicado para esta personagem. O rei e ex-cavaleiro de dragões é uma personagem negra que iria beneficiar de um actor um pouco mais duro. Malkovich deixa as despesas dramáticas para Robert Carlyle que tem aqui mais uma interpretação muito consistente.

Espera-se o segundo filme para melhor avaliar o conjunto…por enquanto é um filme agradável mas sem grandes aspirações.

Sem comentários: